Uma pesquisa referência em empreendedorismo no Brasil feita em 2015 pela Global Entrepreneurship Monitor e patrocinada pelo Sebrae mostrou que quase quatro em cada dez brasileiros já possuem ou estão envolvidos com a criação de uma empresa.
Neste estudo, foi considerado como empreendedorismo a tentativa de criação de um novo negócio, independente do tipo ou área de atuação. Atividades autônomas e criação ou expansão de novas empresas, se encaixam na classificação.
Em 2007 quando a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa entrou em vigor, muitas pessoas que tinham vontade de empreender, viram o momento ideal para dar este grande passo.
O primeiro passo para empreender com sucesso é se conhecer!
Infelizmente, hoje em dia o que mais existe é a romantização das situações. Romantizam a maternidade, os relacionamentos e com o empreendedorismo não seria diferente.
Mas estou aqui para contar a verdade e ajudar você com dicas valiosas de como se tornar um médico PJ de sucesso:
1- Tempo é limitado e custa caro
Quando você começa a trabalhar por conta própria, não existe mais segunda a sexta-feira das 9h as 18h, todo dia é dia.
E, além disso, você ainda vai ter que encontrar tempo para família, amigos, lazer, fazer atividade física, viajar, etc. Não existe uma fórmula para que isso dê certo e, às vezes, não dá. Você não é o melhor em tudo!
Por mais que um médico muitas vezes no começo tenha que assumir muitas funções, acredite, ninguém dá conta de fazer tudo sozinho. ACEITE ISSO!
Tentar centralizar tudo vai ser prejudicial para o futuro do negócio e para a sua saúde mental. E lembre-se: o seu negócio depende muito de você, sem saúde você não consegue nada. Você deve saber disso melhor que eu né?! Rsrs
Muitos vão duvidar de você! Na verdade, às vezes até você vai duvidar de si mesmo.
Acredite, você não está nessa sozinho.
Mas se você tem um sonho, se tem vontade de transformar a sua vida e a de outras pessoas, vai precisar parar de escutar os outros ou aquela voz chata na sua mente que coloca você para baixo.
Você precisa parar e começar a desenhar um planejamento que seja concreto e factível para alcançar os objetivos que deseja, em um tempo menor.
2- Você vai ter que controlar seu orçamento
Abrir uma empresa, pagar impostos, despesas fixas, despesas variáveis, tudo isso custa e, muitas vezes, custa muito. Planeje-se, inclusive pessoalmente, para fazer investimentos se deseja atuar como médico PJ.
Investir na contratação de uma boa secretária faz muita diferença. Ela pode ser a pessoa que, ajudar com a organização das consultas, atualiza sua rede social enquanto você estiver em atendimento, faça pesquisa de satisfação com seus pacientes, por exemplo
Ou seja, uma boa secretária pode desempenhar diversas funções importantes que você não terá tempo de fazer.
Investir em Marketing também requer tempo, energia e dinheiro.
Você vai precisar gravar conteúdo, atualizar a rede social, ajudar quem estiver cuidando do seu marketing com as referências certas para criação de conteúdos, e claro, investir dinheiro em anúncios. Seja no Google ou no Instagram, o tráfego pago é necessário e dá muito resultado.
3- Não existem respostas certas ou únicas
Os problemas que você viu na sua faculdade funcionam bem com as soluções descritas nos livros, mas no dia a dia de um negócio, a ciência não é tão exata quanto a medicina.
Cada negócio é único e você nunca saberá se está 100% certo na conduta até que dê certo ou não. Pesquise negócios similares de médicos PJ que deram certo para tentar entender como evitar erros.
Por isso, a pesquisa de concorrência e referência é tão importante. Médicos que já atuam com marketing médico podem ser exemplos para insights do que fazer e do que não fazer.
4- Faça um planejamento para melhorar seu marketing como médico PJ
Saiba que agir sem ter um planejamento poderá trazer surpresas desagradáveis. Você poderá desperdiçar tempo e dinheiro.
Já ouviu a famosa frase: “Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”?
Pois é, sair postando no Instagram aleatoriamente, sem ter um objetivo e estratégias claras por trás, vai fazer você se cansar de produzir conteúdo que não trará resultados significativos e duradouros.
Gostou das dicas?
Quer saber mais sobre como fazer o seu Marketing Médico?
Entre em contato!